domingo, novembro 06, 2005

O Jardineiro Fiel II (Da série descolar cinema)


Justin, um homem para amar
O filme de Fernando Meirelles é, como já foi dito e repetido por muitos, bonito, inventivo, delicado, sensível e comovente. Mas desde que o revi não consigo parar de pensar em Justin. Em Justin e nas suas flores, na sua polidez protetora, na alvura de suas mãos. Em Justin dizendo"Você é assustadora". Em Justin ouvindo "Eu te amo do jeito que você é". Em Justin estranhando ser amado do jeito que é, desconfiando dessa possibilidade, se refugiando nas sementes de narciso. Em Justin não querendo descobrir nenhuma verdade que o pudesse magoar, escondido no jardim. Nesse mesmo Justin que, uma vez arrancado dos seus medos pela perda e pela dor, percebe que perdera a mulher que o amara e a quem amara. E que, nesse momento, tem coragem de buscar a si mesmo. E, buscando a si, descobre Tessa e a grandeza de um amor cuja existência não suporia. Um amor do qual não se julgava merecedor. Tessa é a heroína evidente do filme. Coragem do início ao fim. Mas para descobrir o heroismo de Justin é preciso olhar e enxergar (como diria Roberta). Talvez, primeiro, a nós mesmos. Enxergar as inúmeras vezes em que nos escondemos no jardim, plantando narcisos. Em que, não querendo descobrir verdades doloridas e/ou tomar decisões, deixamos que as coisas aconteçam e que a vida decida por nós. Justin não deixa. Ele decide, e é fiel a si mesmo até o fim. Por isso, a fidelidade de Justin está para muito além do jardim.
(Gláucia Retamozo)

3 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Glau, "fidelidade do jardineiro?"
Onde está a fidelidade de um homem que não enxerga a força e a grandeza da sua mulher, trocando-a por um jardim? E pior. Fica do seu lado somente após sua morte. Homens passivos não queremos mais.
MAS AAAADDDOOOOOREEEEIIII O BLOG. Beijos.
MALVADEZA.

7/11/05 15:09  
Anonymous Anônimo disse...

eu vejo e tu vês. as vezes juntas, noutras isoladas, noutras marcadas e noutras, ainda, iludidas. mas a gente caminha para além dos olhos moucos e isso é o que conta. que se afogem os mudos!

7/11/05 17:40  
Blogger Maragato Louco disse...

Ai, Glau, o Justin é um sem-vergonha, branquinho, medroso, só se transforma em um homem para amar depois que a Tessa morre. Mesmo assim, o filme é um achado, até porque no jardim tinha margaridas, não tinha?

9/11/05 22:32  

Postar um comentário

Voltar

free web stats eXTReMe Tracker

Apollofind Counter

referer referrer referers referrers http_referer