terça-feira, setembro 26, 2006

Velhas Amigas (Da série Vejo flores em você)


Um par de semanas atrás troquei mails com uma amigona de colégio. A coisa teve um jeito de intimidade nunca perdida, um tom familiar, uma fluência fácil. Hoje recebi o telefonema de outra. Mesma turma, mesma época. Queria combinar pra deixar o convite da festa de um aninho do filho. E nós seguimos emendando um assunto no outro: mamadeiras, fraldas, babás, escolinha. Pensando em como tinha sido bom ouvir sua voz, mandei um torpedo dizendo que tinha adorado o telefonema. E ela respondeu: 'as velhas amizades tem uma força e uma verdade que resignifica tudo. Preciso cuidar mais delas.' E não é? Quem de nós não precisa cuidar mais delas? Quem não tem um velho amigo ou amiga em quem pensa com ternura, embora não consiga romper a inércia do cumprimento das agendas apertadas dando um telefonema, mandando um torpedo, mail, carta ou recado? Pois eu digo: não espere. Não deixe mais tempo passar sem ele. Não espere pra ligar, porque o amigo, esse cantinho ensolarado da Escadaria do Colégio das Dores, pode lembrar a você o seu melhor. Sim, os velhos amigos tem esse poder: acordando a familiaridade adormecida debaixo dos freela, dos prazos, dos projetos, das provas por corrigir, eles nos devolvem os tênis e as camisetas perdidos, as aulas cabuladas pra ouvir Janis Joplin e a visão de alguém muito jovem, que sabia pouco, mas desejava muito. Velhos amigos nos libertam do terninho, do tailleur, da maquiagem, do salto agulha, e nos devolvem a intensidade dos sonhos e desejos de juventude. Num telefonema, num e-mail, num movimento simples, simples. Com um clique no mouse... ou dois, ok.
imagem: o apanhador de flores, ondjaki (sim, ele também pinta!)

6 Comentários:

Blogger Elaine disse...

também quero ser tua velha amiga... não uma amiga velha. hehehe. deixei as roupas da clarinha no pilatis... adorei ver ela peixinho.
bjos

27/9/06 08:14  
Blogger Tuca disse...

Amei o texto, Glau! Vou já escrever para o pessoal do colégio...
Beijo.
Tuca.

27/9/06 12:11  
Blogger Leonor disse...

Muito obrigada pelo postal, Gláucia. Adorei! Um beijo grande e este texto está lindo.

27/9/06 13:09  
Blogger Gláucia disse...

Bjs, meninas.

27/9/06 22:28  
Blogger Joelma Terto disse...

Glau, chorei até lendo o post. Digo pra mim mesma, todo dia: preciso cuidar mais delas. Preciso muito cuidar dos meus afetos. Tenho tentado. um beijo querida

28/9/06 21:23  
Blogger Gláucia disse...

Joelminha translumbrante, inspiração da família, não chore não, menina. Logo ali tem alguém que vai pular de alegria ao ouvir sua voz, moça. Eu sei.

28/9/06 23:17  

Postar um comentário

Voltar

free web stats eXTReMe Tracker

Apollofind Counter

referer referrer referers referrers http_referer