segunda-feira, setembro 04, 2006

Sobre morrer (Fora de série)



"Devia morrer-se de outra maneira. Transformarmo-nos em fumo, por exemplo. Ou em núvens. Quando nos sentíssemos cansados, fartos do mesmo sol a fingir de novo todas as manhãs, convocaríamosos amigos mais íntimos com um cartão de convite para o ritual do Grande Desfazer: «Fulano de talcomunica a V. Ex.ª que vai transformar-se em núvem hoje às 9 horas. Traje de passeio». E então, solenemente, com passos de reter tempo, fatos escuros, olhos de lua de cerimónia, viríamos todos assistir à despedida. Apertos de mão quentes. Ternura de calafrio.«Adeus! Adeus!» E, pouco a pouco, devagarinho, sem sofrimento, numa lassidão de arrancar raízes... (primeiro, os olhos...em seguida, os lábios... depois, os cabelos...) a carne, em vez de apodrecer, começaria a transfigurar-se em fumo... tão leve... tão subtil... tão pólen...como aquela núvem além (vêem?) - nesta tarde de outono ainda tocada por um vento de lábios azuis..."
José Gomes Ferreira- Documentário na RTP2, Domingo, 16 de Fevereiro de 2003, 10:30. Daqui

imagem: turner

2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Abri um livro de poesia portuguesa hoje na mesma pagina em que esta esta obra-prima. Bah...contando ninguem acredita. Tem outros poemas dele no livro que sao otimos.

Mas as despedidas sempre doem. E a despedida da minha mae tem doido em mim gravemente. Agudamente. Me encolhi no silencio, para fazer de conta que nao existe.

Beijos,
Keiko

5/9/06 18:52  
Blogger Gláucia disse...

Espero que estejas conseguindo levar. E o projeto do novo blog, como está?
Manda mail, quando quiseres.
Um bjão pra ti.

6/9/06 00:17  

Postar um comentário

Voltar

free web stats eXTReMe Tracker

Apollofind Counter

referer referrer referers referrers http_referer