quinta-feira, agosto 31, 2006

Don Quixote (Da série Utilidade Pública)

Elaine falou, Elaine avisou...

GRANDES HISTÓRIAS NA CULTURA
Entrada Franca

QUIXOTE, de Cervantes
com Luís Augusto Fischer e Alfredo Jerusalinsky
no Dia: 31 de agosto (quinta-feira)
Hora: 20h
Local: Livraria Cultura (Bourbon Shopping Country – Av. Túlio de Rose, 80 – Loja 302)Realização: Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), Livraria Cultura e Pós-Graduação em Letras da UFRGS

Don Quixote de La Mancha, escrito por Miguel de Cervantes y Saavedra (1547-1616), um monumento da literatura universal, é o tema do Grandes Histórias na Cultura na próxima quinta-feira (31 de agosto), às 20h. O professor de literatura e escritor Luís Augusto Fischer e o psicanalista Alfredo Jerusalinsky irão conduzir os debates sobre o livro que inspirou obras de teatro, óperas, balés, filmes e tantas outras criações.

Alfredo Jerusalinsky destaca que a contemporaneidade de Miguel de Cervantes Saavedra e William Shakespeare (que morreram no mesmo ano e no mesmo dia) marca o nascimento do homem moderno na literatura: “Dom Quixote de La Mancha e Hamlet de Dinamarca, são, respectivamente, o paranóico e o neurótico obsessivo mais famosos da história contemporânea. Esses personagens são tão solidários com o homem moderno, que sequer é preciso lê-los para saber do que eles tratam”. Por esta razão, assegura, suas famas transcendem as letras que os sustentam. Porque eles inauguram, na universalidade da literatura, a responsabilidade individual do homem sobre o destino do mundo e sobre seu próprio destino.
imagem: alfred gockel

3 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Esta Elaine é "A Elaine" ? Que morde uma trufa de chocolate nem um pouco amargo como ninguém?

Elaine-sábado-com-café?

É?

31/8/06 00:38  
Blogger Gláucia disse...

Ela própria, a moça da inclusão poética.

31/8/06 00:42  
Blogger Elaine disse...

Fã de cores e de diferenças, sempre pronta prum café, com ou sem trufa, vou lá me colocar na cafeína.
bjo

2/9/06 09:54  

Postar um comentário

Voltar

free web stats eXTReMe Tracker

Apollofind Counter

referer referrer referers referrers http_referer