quinta-feira, dezembro 15, 2005

Clara-Lua Retamozo Alves (Da Série Parabéns a Você)

Me soube grávida onze dias após a concepção. Daí até que a barriga começasse a aparecer, sentia como se carregasse o mais bonito dos segredos. Ouvir o coração bater pela primeira vez, acompanhar o crescimento a cada ecografia, comprar roupinhas, bercinho, arrumar o quarto... Eu me preocupava em registrar, para que ela soubesse mais tarde, tudo o que fazia enquanto estava grávida. Guardei todas as entradas de cinema, teatro, shows e lembranças diversas das suas viagens a Buenos Aires ainda na barriga. Quando ouvia a voz do pai, pulava e fazia piruetas visíveis a olho nu (sim, o grude começou cedo!). Durante toda gravidez,inclusive a caminho do Hospital, ouvi "Palabras para Julia", que vai hoje postada como trilha sonora do dia, na voz da Liliana Herrero. Nasceu linda, sadia e vermelhinha. O tempo foi passando e vieram o primeiro sorriso, os primeiros dentinhos, as primeiras papinhas. E ela sempre e mais mostrando que era mesmo Clara, e não poderia ser de outra forma. Clareia tudo por onde quer que passe. Viu as duas bisavós quando tinha um ano. E aponta com o dedinho, no mural, as fotos, e diz 'bisa'. Já escolhe seus livros. Ela mesma comprou "Contos de Fadas Divertidos", e pede que seja lido quando quer, embora tenha decorado e nos corrija quando, sem querer, engolimos alguma palavra. Adora ir à Livraria Cultura e deitar embaixo do Pinguim (da Penguin Books). Adora comer arroz com palitinho no restaurante japonês. Adora ir comer massinha e pão no 'Pátio', com o Giuseppe e a Angelica. Diz que sou a lua. E quando vê a lua, diz que é a mãe. A primeira vez que ouvi (ela tinha um ano e meio, talvez) pensei não ter entendido. Não acreditei. Mas ela repetiu, para minha bestage eterna e perplexidade ilimitada. Segue repetindo até hoje. Assim que anoitece, procura a lua e as estrelinhas... Adora barcos e aviões (que são da Tíccia). Pede para ver a Rô e a Tíccia no computador. Chama o André de 'careca'. Adora futebol. Jogar e assistir. E água-de-côco. Acho que é vegetariana. Dá sonoras gargalhadas. Diz, numa malandragem escandalosa, 'te liga, Vinicius', pra um dos amigos com quem mais gosta de brincar. Fala no telefone com os di-indos, que venera. É apaixonada pelo Bencke desde antes de saber falar. Aliás, tem bom gosto: não tira os olhos do Gabriel e do Artur, quando os encontra. Sabe muito bem em quem confiar: deixou o Francisco lhe dar comida à boca; vai pela mão do José Carlos e da Fernanda a um único chamado. Depois de ter passado pelas fases Palavra Cantada, Toy Story (I e II), Formiguinhas (Vida de Inseto) e Monstros S.A., anda apaixonada por Van Gogh. Chama o pai dela, o único que conheço melhor do que foi o meu, de 'velho', e pede 'colo tu pai'. Assim que hoje é uma data para ser muiiiito comemorada, por tudo que Clara-Lua já aclarou e por tudo que ainda há de aclarar...
Foto: Clara e mãe dormindo, por tu pai

19 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Glaucinha!!
...eu não sabia o q fazer depois q as tuas palavras foto-grafaram uma razão Clara para q a saudade se acendesse em mim, dentro dos meus sentimentos, tantas vezes escurecidos...
saudade do quão aClariciado já fui pela vossa companhia...
saudade até das Clarícias q ainda espero ganhar do tempo...
então fui até onde sob a aragem da noite se via o luar lindo de hoje... e nesse luar vos enxerguei refletidas, selenitas do meu sonho, desabrochadas para este enluarado ramalhete de palavras que vos ofereço...

Parabéns pra vocês!!

15/12/05 02:55  
Blogger Gláucia disse...

Querido primo-irmão,
Reservamos pra ti todas as clarícias dedicadas aos seres mais amados, porque guardas em ti a magia de espelhar o melhor de nós. Beijos e abraços que estejam sempre contigo, como carrego comigo palavras tuas nos bolsos, para a eventualidade de necessitar urgentes primeiros-socorros.

15/12/05 03:32  
Anonymous Anônimo disse...

Para adentrar no mundo da Clarinha, deve se ler antes:
" Atenção !
Vais entrar agora no espaço de um pedaço de futuro.
Tens o privilégio de poder vê-lo, mas não tens o direito de tentar modificá-lo. Podes entrar. No entanto, anuncia-te primeiro.
Pode ser que o futuro esteja ocupado, descobrindo as futilidades do presente. Não interfiras. Deixa tudo como concontrares. Talvez esteja aí o começo do respeito à individualidade do ser humano.
Este é um pedaço do mundo dessa criança. Tenta compreedê-la e aceitá-la, pois jamais vais conseguir caminhar com ela, alcançar sua dimensão. É que ela foi arremessada pela vida a uma altura que não podes atingi-la sem vertigens ou inconsciência.
Procura lembrar, antes, a criança que tu foste um dia. Isto faz bem: não esqueça que não nascemos assim, adultos, preconceituosos, opressores e medíocres.
Então, tenta ser puro como ela. Procura descobrir o amor em seu estado natural, sem contaminações de egoísmo.
Em seu espaço, por favor, respeita os vestígios de Deus nesse pequeno instante do paraíso. (A.D.)
Com carinho especial para essa mãe maravilhosa e o agradecimento por ter me brindado com neta tão linda.

15/12/05 13:32  
Anonymous Anônimo disse...

Meu deus gláucia, que coisa mais linda...fiquei emocionada de ler esta declaração

15/12/05 16:06  
Blogger Gláucia disse...

Mãe,
Adorei o comentário. Imagino poucas coisas melhores de ouvir da minha mãe do que essa: que sou uma mãe maravilhosa. Mas o que eu sinto, mesmo, lá no fundinho, é que eu fui brindada com uma filha maravilhosa.

15/12/05 18:09  
Blogger Gláucia disse...

Adelaide,
Nesse blog acontecem coisas muito doidas, muito mágicas. Uma delas é essa, dos comentários acrescentarem tanto e serem tão lindos e tão emocionantes, que dá vontade de dançar.
Beijos

15/12/05 18:11  
Blogger Tuca disse...

Glau, amei tua declaração... Realmente hoje é um dia que deve ser muito comemorado! Não que eu seja uma tia coruja, mas a Clara é a criança mais especial que conheci. Uma pessoinha iluminada, linda! E o afecto e a dedicação que vocês tem com ela são inspiradores. Apesar de nunca ter sido muito afeita à idéia de maternidade, vocês, mesmo longe, me provam que vale a pena! Lamento sempre não estar mais perto, mas brevemente estaremos todos juntos. Todos. Amo muito vocês! Beijos cheios de saudades, e parabéns pela maravilha que trouxeste ao mundo!

15/12/05 18:23  
Blogger Tuca disse...

"E o afecto e a dedicação que vocês tem POR ela..." E não com ela.
Erro gravíssimo de concordância! O que a emoção não faz com a criatura...

15/12/05 18:30  
Anonymous Anônimo disse...

Eu também já amo vocês. E adorei o comentário da mãe da mãe da Clara. Só não posso falar muito porque senão vou desatar a chorar aqui.

São muitos sinais juntos num só lugar. Eu me sinto tocada por tamanha magnitude.

Um beijo alado (como gostas de dizer, minha querida).

15/12/05 21:55  
Blogger Gláucia disse...

Eu não digo. Aqui os efeitos especiais estão nos comentários. O nível de piração lexical da Aluna do Uchoa (ou era Ochoa?)

15/12/05 23:20  
Anonymous Anônimo disse...

Espero que o aniversariante genitor não tenha ciúme da Clara. Você eu sei que tem. A Débora também tem das crias dela (deve ser natural para vocês... Quanto ao olhar da Clara para meu lindo filho, eu diria, como bom pai coruja, que é um olhar óbvio. Quem resiste a alguém que tem duas namoradas no colégio. Estamos contentes pelo níver.

15/12/05 23:42  
Anonymous Anônimo disse...

Glaucinha!
És privilegiada, não só por seres a mãe da CLARA, mas também por teres amigos tão maravilhosos.
Amo essa família CORREA RETAMOZO BARCELOS ALVES. (A.D.)

15/12/05 23:59  
Blogger Gláucia disse...

Keiko, keikinha,
não tenhas dúvidas de que nós também já te amamos. Te entendo quando dizes "só não posso falar muito porque se não vou desatar a chorar aqui." Comigo isso acontece muitas vezes, ao ler o que escreves, como naquele post, "Irmandade", e outros...que bem sabes.
Muitos beijos alados pra ti também. Todos os meus beijos com asas são para alcançar a ti, ao Alex e a Niña. Meus amores nunca vistos; nem por isso menores.

16/12/05 00:48  
Blogger Gláucia disse...

Mas q corujice, Zé. Eu, hein? Depois as corujas somos a Deb e eu...Sei. Duas namoradas, é? Além da Clara?

Mãe: meus amigos são um bafo. "Tenho sorte até demais...", como diria o outro.

bjos

16/12/05 00:51  
Anonymous Anônimo disse...

E eu não quis dizer antes, mas tu estás a cara da Penélope Cruz nessa foto!!!!!!!!!!

16/12/05 01:35  
Blogger Gláucia disse...

Keiko, assim vou ficar me sentindo...E eu acho ela linda de morrer.

16/12/05 02:39  
Anonymous Anônimo disse...

...levas "minhas palavras" nos bolsos, para qdo a necessidade de "urgentes primeiros-socorros"?

...eu é q levarei sempre comigo isso q escreveste, como quem carrega a certeza de estar desde já socorrido, só-corrido do des-espero à paz, com-passos ligeiros de um coração q alcança a si próprio, em súbito recobrar a memória do autêntido ritmo da vida... como quem leva consigo a certeza de estar a salvo, ao menos enquanto existirem poetas-mães como tu, q in-ventas jardins e Claras-Luas, justo quando mais é preciso q eles existam, para q possamos passear circunscritos apenas por beleza, perfume e Claridade, porque às vezes é preciso q cheguemos em casa, porque é preciso q às vezes desabrachemos da Noite o eterno endereço da nossa infância, mesmo quando nos é cobrado um esforço sobre-humano para q sigamos re-in-ventando jardins enluarados dentro da escuridão, do silêncio e da dor...

Beijão, minha alma-prima-irmã!!!

17/12/05 03:59  
Anonymous Anônimo disse...

ERRATA: quis dizer: "autêntiCo ritmo da vida"... só pra constar... risos...

17/12/05 04:06  
Anonymous Anônimo disse...

Keikinha foi o que há...AMEI!!!!!!!!!

E estás a cara dela. Sem maquiagem o que significa que és bonita naturalmente...por dentro e por fora aliás...

Te adoro,
K.

17/12/05 12:38  

Postar um comentário

Voltar

free web stats eXTReMe Tracker

Apollofind Counter

referer referrer referers referrers http_referer