terça-feira, fevereiro 26, 2008

Feras de Lugar Nenhum - Uzodinma Iweala

Feras de lugar nenhum conta como o menino Agu vê sua aldeia ser dizimada, seu pai ser morto, se perde da mãe e da irmã e se torna um miliciano. É tão impossível não se afeiçoar ao menino quanto não temê-lo. Trecho:
"As vezes falo pra ela, não vou contar tudo porque vi muitas coisas horríveis demais para contar. Vi mais coisas horríveis do que dez mil homens e fiz mais coisas horríveis do que vinte mil homens. Então, se eu contar todas essas coisas horríveis, ficarei muito triste você também vai ficar muito triste porque existem muitas coisas horríveis nessa vida. E quero ser feliz. Só quero ser feliz.

Digo isso a ela, e ela só olha para mim e vejo que está com o olho cheio d'água. Então digo a ela, se eu contar todas as coisas que fiz, você vai pensar que sou uma espécie de fera ou diabo. Amy nunca diz nada quando falo isso, mas a água em seus olhos brilha. E digo a ela, tudo bem. Sou todas essas coisas. Sou todas essas coisas. Sou todas essas coisas, mas uma vez já tive uma mãe, e ela me amava."

Marcadores: , , , ,

4 Comentários:

Blogger Muadiê Maria disse...

Parece muito bom. Vou procurar pra ler.

27/2/08 19:05  
Blogger Flor de Tília disse...

Descobri-te há pouco, mas que delícia tem sido andar por outros jardins. A Tília adora margaridas também... Vou voltar sempre.

29/2/08 20:52  
Blogger Alex disse...

Vim aqui sem muito o que dizer, mas cheio de saudade.

Beijo grande, corazón.

5/3/08 10:27  
Blogger Gláucia disse...

Alex, saudades daqui também. Principalmente porque essa cidade é a tua cara. Fico a toda hora achando pequenos sinais. Acho que deverias te mudar pra cá!!!!!
bjs

Otília,
Também te descobri retribuindo a visita, e gostei muito do teu blog.

Martha,
Acho que vais gostar muito. A narrativa é desconcertante. Mas as crianças que perdemos pras guerras estão em todas as grandes cidades brasileiras também. Acho até que é isso que faz deste um ótimo "primeiro livro": as cores são locais, mas o drama humana enfocado é universal.
bj

5/3/08 21:54  

Postar um comentário

Voltar

free web stats eXTReMe Tracker

Apollofind Counter

referer referrer referers referrers http_referer