sexta-feira, dezembro 16, 2005

La Casa y el ladrillo) (Da série Sagrados e Consagrados)

Imagem: Leonardo Tricot Saldanha


LA CASA Y EL LADRILLO

Me parezco al que llevaba el ladrillo consigo
para mostrar al mundo cómo era su casa.

Bertolt Brecht


Cuando me confiscaron
la palabra
y me quitaron hasta el horizonte
cuando salí silvando despacito
y hasta hice bromas con el funcionario
de emigración o desintegración
y hubo el adiós de siempre con la mano
a la familia firme en la baranda
a los amigos que sobrevivían
y un motor el derecho tosió fuerte
y movió la azafata sus pestañas
como diciendo a vos yo te conozco
yo tenía estudiada una teoría
del exilio mis pozos del exilio
pero el cursillo no sirvió de nada

cómo saber que las ciudades reservaban
una cuota de su amor más austero
para los que llegábamos
con el odio pisándonos la huella
cómo saber que nos harían sitio
entre sus escaseces más henchidas
y sin averiguarnos los fervores
ni mucho menos el grupo sanguíneo
abrirían de par en par sus gozos
y también sus catástrofes
para que nos sintiéramos
igualito que en casa
(...y segue)
mário benedetti


Com este poema queremos dizer para Keiko que amando tantas coisas em comum, nosso destino só poderia ser esse amor sem conta, que desrespeita os limites impostos pelo mar, pela distância, pelo olvido...

6 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Faz isso comigo, não. Estás pondo à prova tudo que o exílio fez comigo. Isso não vale! Meu Deus, como é bom ter encontrado vocês! Adorei o post.

Mil vezes obrigada,
Beijo!
K.

16/12/05 11:03  
Blogger Gláucia disse...

Leonardo,
Duas coisas:
A foto é tua. Ok, fiz umas alteraçõezinhas, mas quem foi lá em Montevidéo e fez a foto foste tu. Os créditos estão certos. Agora o debochadíssimo "megapoetisaartistaplástica" eu passo...
El ladrillo - mais que interessante - divino. Todo (é enorme)melhor ainda. É para ler de joelhos e a luz de velas.
Eu até hoje não sei o que é ser gaúcho, apesar de ser filha de quem sou, mas o Zaffari é um vício. Agora, quem é Tânia Carvalho???????? Ela definitivamente não me define como gaúcha...

16/12/05 21:36  
Blogger Gláucia disse...

Keiko, querida,
Conheço algumas pessoas que carregam consigo pedaços de Porto Alegre pelo mundo afora: o Alex e seu sorvete Conaprole de menta e chcolate, by Zaffari; a Tuca, com o seu chimarrão, sua massinhas e as memórias da Redenção; o André, que levou o sol se pondo no rio e o abraço desajeitado de uns amigos estranhos. Mas tu, querida, me comoves sempre, carregando esse pedacinho de ladrilho da tua varanda no bolso direito, junto com a foto do teu irmão-gêmeo.
Te adoro.

16/12/05 21:50  
Anonymous Anônimo disse...

Glau,

E a rasgação de seda segue...e eu gosto cada vez mais. Sem conta que cada vez que comentas no meu blog eu fico pensando que deverias ser contribuinte. Tu achas que teríamos tempo para escrever um blog para nós duas? Algo tipo imitação da imitação de MM's e GG's? Estou brincando, mas se gostares da idéia vamos pensar em algo. :) Não custa te assediar!

Eu também te adoro. Estou louca para te ver e te abraçar.

17/12/05 12:30  
Anonymous Anônimo disse...

Gláucia Minha Ídala do Além-Mar (façamos de conta que estou nas zoropa que é mais chique):

Queres contribuir para o p&p?
Aguardo um sinal de fumaça digital.

Um beijo mais que alado,
Niña

Estou ouvindo Ismael Serrano, as letras são algo. Nunca Estarás Sola é bárbara. Lembrei de ti e de nosotras.

17/12/05 12:35  
Blogger Gláucia disse...

Tô quase desmaiando!!!!!!!!Jisuis me acode. Eu nunca fui convidada pra escrever em lugar nenhum. E aí, no mesmo dia, recebo dois convites, assim...Tô muito emocionada. Vcês são demais.

17/12/05 22:35  

Postar um comentário

Voltar

free web stats eXTReMe Tracker

Apollofind Counter

referer referrer referers referrers http_referer