segunda-feira, janeiro 30, 2006

Muito calor (Da série Informes do Tempo)

Enquanto neva em Lisboa, aqui em Porto Alegre a sensação térmica é de 40º. Imagens que tremelicam, distorcidas pelo excesso de luz e de calor. E uma tristezinha molenga se abateu sobre mim com a partida da. Depois fui lá ver Dôda, a gata. Ela também estava triste com a partida da dona. Acabei revivendo outras despedidas.
Um dos meus interlocutores do dia me fez uma pergunta que, aliás, nem pergunta era: "tu já reparaste que quando se trata de universidade a tua cabeça continua na filosofia?" Não, eu não tinha reparado, professor. Quer dizer, eu percebo que penso de certo modo todo e qualquer problema teórico que se apresente, mas não tinha reparado que esse modo de pensar denuncia que minha cabeça nunca saiu da filosofia... Vejam bem...
Num almocinho tão vegetariano quanto produtivo, conversei com um cara muiiiito, mas muiiiiito bacana sobre a dissertação. Meu tema é bem próximo do tema do doutorado dele. As abordagens são bem diferentes. E, coisas da vida, temos vícios muito parecidos: corrida - inclusive já tivemos o mesmo treinador, comida - almoçamos quase todos os dias no Ocidente e por aí afora. O mesmo interesse certamente não é coincidência. O encontrinho foi patrocinado, é claro, por Dona Emília, fada madrinha e orientadora espiritual by Organizações Tabajara.
NIÑA: APAREÇA JÁ NO MAIL.
Agora é oficial: amanhã estou de dieta. Rigorosa. Antes que eu vire uma baleia. Acho que engordei 1k na última semana.
A previsão do tempo é calor aumentando e aumentando e aumentando. Haja ar condicionado.

Imagem: Salete Retamoso Palma (óleo sobre papelão)

11 Comentários:

Blogger Tuca disse...

Glau, a neve aqui só durou um dia. Foi apenas uma massa de ar polar que passou rapidamente. Neve em Lisboa é mesmo um evento muito raro, a última antes de domingo havia sido em 1952. O frio continua, mas já temos sol.
A Ticcia já chegou, deixando-me bem feliz, dando-me a segurança de que tem uma procuração tua para me ouvir e me acarinhar. Recebi as encomendas que mandaste. Adorei tudo, cada peça, as antigas e as novas. Principalmente os "mimos" de erva doce. Obrigada. Te amo. Beijos.
Ah, deixa de ser louca, se fazes dieta, vais minguar... Deixa para pensar em dieta depois de voltares das férias que passarás aqui comigo em abril.

31/1/06 08:14  
Anonymous Anônimo disse...

Gláucia, obrigado sempre pelo seu carinho. Eu deletei o meu blog, mas espero voltar rápidinho. Assim que acontecer eu venho te convidar para conhecer a casa nova.

31/1/06 11:49  
Anonymous Anônimo disse...

Tuca, há muito frequento este blog e já sou completamente apaixonada pelo que a Gláucia e vocês escrevem. Ela já sabe disso... Queria um favor! Meu pai chegou em Lisboa hoje e fica até sábado. Me conta o que é imperdível aí para que eu possa mandar para ele.
Muito Obrigada!
Beijos,
Leticia

31/1/06 15:18  
Blogger Tuca disse...

Letícia, há tantas coisas boas, bonitas e imperdíveis em Lisboa... Dentre as quais eu destacaria uma visita ao Castelo de São Jorge, à Torre de Belém, ao Mosteiro dos Jerónimos, ao Padrão de Descobrimento e Docas de Alcântara. Uma volta pela Av. da Liberdade, pela Baixa Lisboeta (sem deixar de provar as castanhas assadas que vendem na rua nesta época do ano), Chiado, Rossio, Praça da Figueira, e caminhar pela Rua Augusta até a Praça do Comércio. Uma noite no Bairro Alto, típica boemia, restaurantes tradicionais e casas de fado. Há também muitos museus legais, Casa Fernando Pessoa, Museu da Cidade, Museu de Arte Popular, Museu do Palácio Nacional da Ajuda, Museu Nacional do Azulejo, Museu do Livro, Museu de Coches... Planetário Calouste Gulbenkian e Oceanário de Lisboa. Um passeio no Parque das Nações às margens do Tejo. Não esquecer de comer bacalhau às natas, cherne grelhado, arroz de polvo e, óbvio, pastéis de nata! Os queijos e vinhos portugueses também são deliciosos... Boa estadia para teu pai em terras de Camões.

PS: Pode ser que tenha me faltado alguma dica, que pode ser obtida em qualquer quiosque de informação turística na cidade.

31/1/06 18:21  
Anonymous Anônimo disse...

Elogiei cedo demais...

31/1/06 19:58  
Blogger Gláucia disse...

Tuquinha,
esse quilo a mais se alojou nestas últimas semanas de angústia dissertativa...Preciso me livrar dele antes que se multiplique.
Thiago,
Vou esperar o convite pra casa nova, então. Enquanto isso, nos encontramos por aqui pelos jardins mesmo. Bjos
Letícia, que jóia que teu pai está lá. Que aproveite a viagem. Bjos pra ti tbém.
Zé, querido,
eu tô me esforçando. Verás. Até de direito estou conseguindo falar. Bjim.

1/2/06 02:28  
Blogger Lo disse...

Oi, Gláucia
Só entrei pra dar um alô, pra dizer que fiquei surpresa ao achar teu blog por acaso. Não sei se tu lembra de mim, fizemos aula de pilates juntas umas vezes. Eu, a pisciana (é q vc citava que piscianos estavam entrando na sua vida e tal, sei lá). Se não lembrar, tudo bem! Legal te achar.

2/2/06 00:00  
Blogger Gláucia disse...

Claro que me lembro. E o melhor tu não sabes. Depois entraram muitos outros piscianos na minha vida. Vários. É uma invasão incrível. Mas estou começando a entender. Beijos. Vou visitar teu blog. Ainda estás fazendo pilates? Não te vi mais.

2/2/06 00:42  
Blogger Lo disse...

Tá começando a entender piscianos? Ah, então me explica! hehehe
Vou passear por aqui mais vezes. bjs

2/2/06 08:55  
Anonymous Anônimo disse...

Tuca, muito obrigada. Passei tudo para ele. Hoje ele vai em Fátima, amanhã no Porto. Acho que alugou um carro.

2/2/06 11:04  
Blogger Gláucia disse...

Não lo, tô começando a entender porque tantos entraram de repente na minha vida. Essa invasão em bando de piscianos, de um tempo pra cá. É isso q estou entendendo. Se entendesse vocês ia me achar. Eita gente doida!

2/2/06 17:10  

Postar um comentário

Voltar

free web stats eXTReMe Tracker

Apollofind Counter

referer referrer referers referrers http_referer