quinta-feira, março 09, 2006

Sobre a Violência (Da série Bilhetes e Lembretes)

Esse post é dedicado à memória de Eduardo dos Santos, 16 anos, brasileiro, morador de São Gonçalo, órfão de pai e mãe, que estava no Morro do Pinto, no dia 06 de março e foi morto em razão do tiroteio no Morro da Providência, durante invasão protagonizada pelo Exército, em busca de armas roubadas de um quartel... Eduardo dos Santos, 16 anos, brasileiro, morto em tiroteio; foi considerado pelas "autoridades competentes" um dano colateral da operação.

"(...) Por isso poder e violência são termos opostos: a afirmação absoluta de um significa ausência do outro. É a desintegração do poder que enseja a violência, pois quando os comandos não são mais generalizadamente acatados, por falta do consenso e da opinião favorável, (...)" e o que vem depois vale a pena...

"Não há dúvida de que é possível criar condições sob as quais os homens são desumanizados - tais como os campos de concentração, a tortura, a fome - , mas isto não significa que eles se tornem animais; e, sob tais condições, o mais claro indício da desumanização não são o ódio e a violência, mas a sua ausência conspícua.(...)

Hannah Arendt (Sobre a Violência, edição brasileira Relume Dumará)

Imagem: Pablo Jacob

2 Comentários:

Blogger Héctor Ojeda disse...

Que conmosión que una vida quede trunca a los 16 años, cuánta violencia se podría evitar si mermara la codicia de unos pocos para apoderarce de la mayoría de los bienes que deberían ser para todos. Un abrazo mi muy linda amiga. Brasil es más bello contigo.

10/3/06 16:30  
Blogger Gláucia disse...

Héctor,
Uma vez mais a doçura do teu olhar me envaidece e comove. E esse olhar é um carinho muito bem-vindo, justamente nos momentos em que fatos tristes e escandalosamente emblemáticos como essa morte fazem a gente se perguntar onde é que foi parar tudo o que se pensava estar ajudando a construir...

10/3/06 20:33  

Postar um comentário

Voltar

free web stats eXTReMe Tracker

Apollofind Counter

referer referrer referers referrers http_referer