quarta-feira, abril 11, 2007

Polvo


O polvo ficou tri bom. Um gostinho suave, que, dependendo do paladar do freguês, pode ser alterado, aumentando-se a dose de páprica picante. Tem que preparar várias horas antes, pra dar tempo de pegar o tempero. Fiz assim:


Ingredientes:

900 gr de polvo (comprei um polvo inteiro e limpei. esse peso é só dos tentáculos)

1 cebola inteira

1 cebola cortada em rodelas

10 dentes de alho fatiados

1/2 copo de suco de laranja

páprica picante a gosto

sal a gosto

vinagre de uva branca

azeite de oliva extra virgem


Modo de fazer:

Colocar o polvo e a cebola inteira na panela, cobrir com água e deixar cozinhar até ficar macio (depende do polvo, entre 30 min e uma hora tá valendo). Assim que estiver cozido, tirar da panela e deixar esfriar. Colocar num refratário ou numa tigela de barro os tentáculos e temperar com os demais ingredientes, exceto o suco de laranja. Cobrir com filme e deixar na geladeira por pelo menos 12 horas. Levar ao forno até que o polvo fique douradinho. Pra não ressecar, ir regando com o suco de laranja.

Arroz é perfeito pra acompanhar. Mas acho que batatas também não cairiam mal.

Marcadores:

7 Comentários:

Blogger Tuca disse...

Ah... Adorei o "individual"!!!!!

11/4/07 11:42  
Blogger Gláucia disse...

Que lindo, não é? Quem escolheu tem muito bom gosto! Hahahaha
Já pra cozinha experimentar.

11/4/07 11:48  
Blogger Cé S. disse...

Uau, parece delicioso!

11/4/07 16:19  
Blogger Muadiê Maria disse...

O prato está lindo! Mas eu tenho preconceito com polvo. Acho de uma feiúra "incomível". Preconceito, eu sei, que caranguejo também é bicho bem esquisito e eu me atraco nele com gosto.
Beijo,
Martha

14/4/07 07:46  
Blogger Gláucia disse...

César, parece e é...vale a pena fazer.

martha,
o rogério também não come. mas a clarinha adora. ela pede pra comer tentáculos...

17/4/07 23:18  
Anonymous Anônimo disse...

... faz pra mim?

19/4/07 19:57  
Blogger Gláucia disse...

Eu faço, eu faço, eu faço, eu faço (do mesmo jeitinho do oioi, oioi, oioi, oioi)
saudades!

19/4/07 21:03  

Postar um comentário

Voltar

free web stats eXTReMe Tracker

Apollofind Counter

referer referrer referers referrers http_referer