terça-feira, fevereiro 14, 2006

Sem morangos de amor e uma canção despetalada (Da série Vejo Flores em Você)

Quase uma despedida...

Não venham me dizer que era pouco tempo pra sedimentar qualquer afeto, que as amizades se fundam na convivência reiterada, no sucessivo compartilhar das mesmas cenas, donde sai a matéria da leveza e dos risos e das distrações. Eu sei disso. Mas também sei que nenhuma relação é igual a outra. E que para muitas o que interessa não é o tempo medido em horas, dias, anos, mas um tempo interior, fora do tempo. E aconteceu: num desses clarões produzidos pelos raios no meio das tempestades, reconheci o rosto desde sempre vagamente terno do amigo que já lá estava desde antes. No traçado daquele rosto, um mapa de insuspeitadas cumplicidades que se revelaram com rapidez: o nome da rosa, o gosto dos morangos, o líquido equilibrista que faz brilharem os olhos, o esforço que o represa, as mãos brancas de dedos longos que não sabem bem onde encostar, o amor da prosa e da poesia.
Porque desenhados juntos, porque palavras de encontro e gestos contidos, tivemos um modo peculiar de partilhar tanto da agonia como da alegria. "Se eu for embora, não vais me perder", me disse um dia. E acreditei, porque precisava. E é verdade, porque eu preciso. Ficou algo em mim: talvez "uma só rosa...insubstituível", porque sabíamos que nada mais éramos além de "frágeis intermitências na partida continuada."
Não, não me digam o que eu poderia e o que eu não poderia sentir agora. Não me consolem dizendo que, afinal, foi tão pouco tempo que nem me 'acostumei'. Amigo não é costume. Amigo é amor, porto seguro, elo c'o mundo, luz sobre o sentido obscuro das passagens mais difíceis.
Não, por favor, não me digam que a vida é feita de encontros e despedidas, de chegadas e de partidas. Eu sei muito bem de tudo isso e nada diminui a dor que senti ao compreender a mesa vazia. Eu sei muito bem, e saber não vale um sachet de açúcar.


Imagem: Gregória Correia
Citações: Rainer Maria Rilke

4 Comentários:

Blogger Leonor disse...

Muito bonito.

14/2/06 08:01  
Blogger Gláucia disse...

Papalagui,
obrigada pela visita. Fico muito feliz quando gostas dos meus textos.

JL,
Que bom que gostaste do texto. Sinto falta dos comentários longos! Mas sei bem o aperto que estás passando por estar no mesmo barco. Depois que passar tudo isso, vou querer aprender a colocar música também, conforme os ensinamentos da Miss Pearls.
E vou adorar ver o MI no topo da lista.
Bjocas.

14/2/06 22:00  
Blogger Tuca disse...

Glauca, amei o texto. Me tocou muito.
Te adoro! Acho que estou precisando de ti... De que venhas logo. Que o tempo voe. Beijos.

14/2/06 23:55  
Blogger Gláucia disse...

Tuquinha,
também estoucom muita saudade. Acho que só aguento pq sei sem demora estaremos juntas.

15/2/06 01:07  

Postar um comentário

Voltar

free web stats eXTReMe Tracker

Apollofind Counter

referer referrer referers referrers http_referer