domingo, abril 02, 2006

Carta de Aniversário (Da Série Cartas Reenviadas)


Tuca:
Nesta data, atéia, rezo por ti, por nós. E te escrevo minha oração, para que compreendas melhor as razões secretas de certos gestos simples. Que nossa ligação não se restrinja nunca a uma vaga idéia de laços de sangue através do tempo. Que de agora até o final da tua madureza saibas honrar, como até então tens honrado, a tradição literária, filosófica e estética que estão nas nossas raízes. Tu, filha do poeta das "luas andarengas", que faz da própria vida seu maior poema, do qual fazes parte, não abandones nunca o amor aos livros, aos clássicos, pois eles são inspiração e refúgio, serenidade e sabedoria. Tu, filha de uma advogada que jamais declina de uma causa justa por falta de pagamento, não entregues teus ideais por facilidades, pois nossos ideais são o farol que ilumina nossa tajetória por esse imenso sertão que é o mundo. Orgulha-te da tua família, com todos os loucos, gênios, brigas e imperfeições, pois é isso que faz dela uma família. Perdoai os que te ofendem. Não pela fé, talvez equivocada dos teus, mas pela grandeza infinita que eles te ensinam diariamente. E quando te faltar força, lembra do princípio. Lembra que nossos avós eram gente simples e pobre, que nada tinham além da própria dignidade. Tira daí tua força para saber que a dignidade é nosso maior bem. "Os templos são sagrados porque não estão à venda". Faz do teu nome um templo, e zela para que os vendilhões jamais tomem conta dele. Os partidos políticos, os grupos, as crenças, não passam de instrumentos para nossos ideais humanistas. Foge sempre dos sectários, fanáticos e dogmáticos, pois teu maior bem é teu espírito livre. Enfim, minha irmã, lembra sempre que uma grande mulher se forja com coragem e espírito, e o tempo se encarregará de te devolver a carne e a força dos teus antepassados. Feliz aniversário. Com amor, Gláucia.

(De Gláucia para Tuca em 02 de Abril de 1995)


Esta foi uma das cartas mais bonitas que já recebi. É relida por mim a cada 02 de Abril, há 11 anos. E esta "oração", me ofertada quando ainda guria, tem me guiado desde então.


Imagem: Kim Anderson

12 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Ninguém pode escrever assim impunemente. Falo sobre Hermanas (já na epoca em que o texto surgiu queria dizer, recrimino-me como ninguém por não haver dito), falo sobre o texto congratulação desse dia, falo sobre a carta da irmã para a irmã, de 02 de abril de 1995. Que a lindeza do texto de vocês já não é promessa há muito: são flores de uma beleza no solar doméstico germinada, no solar doméstico cultivada e crescida . Não retórico, escrevo português: se a essa elegância se somar o cultivo assíduo, se a esses dedos, a essa graça de pétala somar-se terno e contínuo exercício, o nome Retamozo, recebido de poeta pela natureza, poderá ser pelo talento, pela indústria não apenas reconquistado, mas tornar-se – tão fresco, tão vigoroso em vocês – alcunha sinônimo, Cicero de retórica, Retamozo de beleza literária. Essas são as tábulas que o próprio MI sancionou, e que nós todos, a partir de sempre, postulamos e aguardamos de vocês.
Ad multos annos uiuas, Tuca!

marcant

2/4/06 20:39  
Blogger Tuca disse...

Comentário precioso! Tamanho elogio vindo de ti, Marcant, me deixa muito envaidecida. Obrigada. Beijos.

2/4/06 21:58  
Anonymous Anônimo disse...

Sem dúvida...este é um dos textos mais bonitos que já li. E me toca muito, muito mesmo, principalmente por ter sido escrito de irmã para irmã. E não irmãs apenas de sangue, mas irmãs de alma. A irmandade de vocês é tão linda que faz chorar.

Beijos para as duas.

2/4/06 23:28  
Anonymous Anônimo disse...

EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
Feliz aniversário, cidadã do mundo. Um beijo bem grande cheio de carinho e de admiração.

3/4/06 01:08  
Anonymous Anônimo disse...

Oi Glaucia. Acabei de te linkar no RS Urgente, já iniciando também uma "concorrência" ao Margarida Inventada. Já larguei com T.S.Eliot, que não sou besta....

3/4/06 01:28  
Blogger Gláucia disse...

Tuquinha, sua demente, já me lavei chorando de novo. Principalmente porque quando vi o post, já havia o comentário do Marcant, que, nem preciso dizer, me nocauteou. Esse sabe exatamente onde nos aperta o sapato...

Niña, querida, sabemos nós que irmandade de alma nada pode quebrantar...

Rô, sua demônia, só em dia de festa pra ti aparecer, não é?

Marco, querido, já saiste na frente, indiscutível. Eu é que tô sissi completa por fazer parte de um blog linkado por outro assim, sério, informativo, inteligente e tudibão que nem o RS. Adoro vocês.

3/4/06 04:13  
Anonymous Anônimo disse...

Carta-oração-guia espiritual-farol de vida-lição de força e dignidade-palavra de amor. Maravilhoso! Eu própria quero tê-la sempre comigo para me guiar. Obrigada Tuca e Glau! Estranhamente ou talvez não sinto-vos como parte das irmãs que não tive.

3/4/06 06:03  
Anonymous Anônimo disse...

Orei. Adorei. Me sinto um rei, autor da própria história. Obrigado.

3/4/06 08:46  
Blogger Tuca disse...

Obrigada, Ro, Niña, Marco, Claudio... Beijos

3/4/06 18:18  
Blogger Tuca disse...

Glau, qualquer coisa que te escreva será pouco para te dizer o quanto me fazes feliz, o quanto fico-te grata não somente pelo post, mas por todo o resto, por tudo... Te amo. beijos.

3/4/06 18:23  
Blogger Gláucia disse...

Elis,
Acho que nada estranhamente somos as irmãs que se encontraram. Assim considero também a Niña.

Cláudio,
Que bom que adoraste. Ficamos felizes de assim agradar, diria Yôda.

Tuquinha,
Apenas: mereces. O post e todo o resto. Também te amo.

4/4/06 01:42  
Blogger Gláucia disse...

Melina,
que boa visita!

4/4/06 17:40  

Postar um comentário

Voltar

free web stats eXTReMe Tracker

Apollofind Counter

referer referrer referers referrers http_referer