sexta-feira, fevereiro 17, 2006

O Haiti é aqui (Da série Protestos e Manifestos)

Hoje eu lembrei a razão pela qual, tempos atrás, havia resolvido deixar de ler jornais. Deparei-me com um diário local de ontem, sendo algumas das manchetes: "Haitianos acham urnas no lixo"/"Universidades terão mais tempo para implantar sistemas de cotas"/"Tevê mostra tortura a presos no Iraque"/"Justiça absolve Coronel do massacre de Carandiru".
O Circo de horrorres continua em Abu Ghraib, e os americanos não se preocupam mais em desmentir, justificar ou cousa que o valha: eles manifestam preocupação com o que lhes parece incitamento da violência muçulmana. Ah, tá!
A alteração do projeto de lei que prevê as cotas é outra maravilha: quem sabe conseguem empurrar tanto que não sai. Não seria um sucesso? Depois do fantástico esforço dos nossos antepassados para "branquear o país", na virada do século, com as políticas de imigração, como é que vamos botar uma elite tão clarinha a perder, não é mesmo? Ainda mais aqui, onde há "democracia racial"(maldita expressão cunhada por Gilberto Freyre). Deixa como está pra ter certeza de que fica tudo igual.
O embaixador brasileiro no Haiti confirma que foram encontradas urnas que estavam sob a guarda da ONU com votos não contabilizados nas eleições. Ou seja: fraude. No nariz da ONU, que há vinte meses vem mantendo tropas para estabilizar a situação do país e garantir as eleições, que deveriam ser o caminho da democracia. E cadê os 'observadores internacionais'?
Aliás, por falar em Haiti, "o Haiti é aqui". Caetano Velloso - profeta brasileiro. Cel. Ubiratan Guimarães, sim, aquele mesmo que chefiou a invasão do Carandiru, com saldo de 111 (102?) mortos, saiu absolvido ontem do Tribunal de Justiça de São Paulo. Isso mesmo. Absolvido!!!!!!!!!!!!! Segundo o relator Mohamed Amaro, "o coronel Ubiratan cometeu dolo eventual ao assumir o risco das mortes quando destacou uma tropa de ataque, com submetralhadoras, quando deveria ter utilizado uma tropa de contenção." Até a tribo mais longínqua da Polinésia já sabia disso pelos relatórios das 345 Organizações Internacionais de Direitos Humanos que, na época, investigaram o caso. O revisor do processo votou com o relator. Mas os demais Desembargadores, alguns que sequer tiveram acesso direto aos autos, discordaram. Sim, discordaram, pois o reconhecimento do estrito cumprimento do dever legal, por parte do júri, teria colocado em dúvida a validade da resposta ao quesito seguinte, quando foi reconhecido excesso na atuação do oficial. Hello!!!!!!!!!!! O júri havia ficado 10 (dez) dias discutindo. Mas são leigos (que deve ser sinônimo de idiota em algum dicionário que desconheço), devem ter entendido mal os quesitos. É, devem sim. Eu também devo ter entendido mal. Fiquei chocada: 20X2. O cara foi absolvido por 20X2. Ainda bem que o Ministério Público de São Paulo é atuante. E que existe STJ.
Olha o que já dizia o Caetano, trocentos anos atrás:

" E quando ouvir o silêncio sorridente de São Paulo diante da chacina
111 presos indefesos
Mas presos são quase todos pretos
Ou quase pretos
Ou quase brancos quase pretos de tão pobres
E pobres são como podres
E todos sabem como se tratam os pretos
E quando você for dar uma volta no Caribe
E quando for trepar sem camisinha
E apresentar sua participação inteligente no bloqueio a Cuba
Pense no Haiti
Reze pelo Haiti

O Haiti é aqui
O Haiti não é aqui"


Mais sobre o Haiti: Animot - "Veteranos do Haiti (folha)"

Foto: Piparazzi

8 Comentários:

Blogger Cé S. disse...

Ótima margarida cafeinada.

17/2/06 07:08  
Blogger Cé S. disse...

Eu também me enchi dos jornais.

17/2/06 07:10  
Blogger Leonor disse...

Eu nem é tanto os jornais, é mais os serviços noticiosos na tv, especialmente ao fim-de-semana, que é quando vejo mais. É neura pela certa!!!! Também já postei sobre isso lá no blogue.

17/2/06 09:22  
Blogger Gláucia disse...

César e Papa,
Tem horas que não dá pra ser o macaquinho que não ouve e não vê, né? A coisa grita na cara da gente. Eu me senti assim.
E lendo teu blog, César, ultimamente, e tentando escrever a dissertação ao mesmo tempo, tem sido impossível não ficar indignada.

17/2/06 10:00  
Blogger Leonor disse...

Há alturas que não tem mesmo como fugir, e outras que também nem queremos, afinal é o nosso país e o mundo... E o que é isso de "democracia racial?

17/2/06 10:02  
Blogger Tuca disse...

Que tristeza...

17/2/06 12:38  
Anonymous Anônimo disse...

Neste mundo tão louco, tão pouco, tão sem manejo mais, tão sem dó, tão feito animal feito pedra, tão carente de Bem ... Se, de repente, a partir de hoje, só houvesse notícia de nascimentos, de "gente feliz com lágrimas" de alegria, de verde, de campos cobertos de frutos e flores, de águas correndo fortes e límpidas montanhas baixo, de mares de um azul infinito, de "chuva pasmada" pela beleza do próprio mundo, de sol que nos acaricia alma e corpo, de obras grandes e pequenas que fazem dos homens melhores seres, de partilha por Amor ao outro e não por pena e por interesse,...
A partir de amanhã o mundo é outro. Um mundo brilhante de gente que brilha de felicidade, de querer, de crer, de existir e construir.

Sou uma "lírica", uma idealista, uma tonta que se esforça sempre por sonhar... Não tenho emenda mesmo e talvez tenha medo de ter. Terei um dia... e morrerei.

17/2/06 19:21  
Blogger Cé S. disse...

Indignação? Bom.

19/2/06 10:57  

Postar um comentário

Voltar

free web stats eXTReMe Tracker

Apollofind Counter

referer referrer referers referrers http_referer